Rússia prevê distribuir vacina para Covid-19 em agosto - Plataforma Media

Rússia prevê distribuir vacina para Covid-19 em agosto

A Rússia anunciou esta segunda-feira a conclusão de parte dos testes clínicos para umaa vacina eficaz na imunização do novo coronavírus. Segundo pesquisadores russos, os resultados positivos obtidos apontam para a distribuição da vacina em agosto de 2020.

A chefe do centro de pesquisas clínicas da Universidade Sechenov Yelena Smolyarchuk afirmou que “a pesquisa foi concluída e provou que a vacina é segura”, em declarações à agência de notícias estatal TASS.

De acordo com Alexander Gintsburg, diretor do Centro Nacional de Pesquisa para Epidemiologia e Microbiologia Gamalei, responsável pelo desenvolvimento e aprovação da vacina, a previsão é de que o antígeno entre em “circulação civil” entre 12 e 24 de agosto de 2020.

Apesar de ainda faltar realizar testes bioquímicos com a substância, a previsão dos pesquisadores russos é de que essa etapa esteja concluida em setembro de 2020. Gintsburg acredita que os laboratórios podem iniciar a produção em massa no mesmo mês.

Os testes clínicos com a proposta de vacina russa estão a ser desenvolvidos desde junho. A pesquisa, a cargo da universidade Sechenov, envolveu 38 voluntários, que tiveram que ficar em isolamento durante 28 dias, devido aos riscos de possíveis infecções. Grande parte irá receber alta na quarta-feira (15/07).

O grupo inclui pessoas entre os 18 e 65 anos, que vão continuar a ser monitorados por mais seis meses, mesmo depois da divulgação dos resultados da eficácia do antígeno.

Esta não é a única iniciativa russa. Também no mês de junho, o exército começou outros testes clínicos com a mesma substância imunizante. A duração dessa pesquisa é de dois meses.

A Rússia é quarto país com maior número de pessoas contaminadas pela Covid-19, com mais de 730 mil pessoas infectadas e, aproximadamente, onze mil mortos.

Assine nossa Newsletter