Início Brasil Ativista do movimento negro brasileiro vai ter obra republicada

Ativista do movimento negro brasileiro vai ter obra republicada

Ivan Finotti

Oswaldo de Camargo, que terá livros relançados, é pai do chefe da Fundação Palmares, que chamou ativismo de escória

Poeta, escritor e ativista dos mais importantes do movimento negro brasileiro, Oswaldo de Camargo terá pela primeira vez, aos 84 anos, parte de sua obra publicada por uma grande editora. A Companhia das Letras acaba de fechar o negócio, e três livros sairão no ano que vem.

O primeiro é “15 Poemas Negros”, que teve prefácio do sociólogo Florestan Fernandes em 1961 e está fora de catálogo há décadas. Os outros são “O Carro do Êxito”, contos ficcionais de 1972, e a novela “A Descoberta do Frio”, de 1979, que tiveram edições pela Ateliê há quatro anos. Alguns desses poemas e contos foram publicados em francês, inglês e alemão.

“É enorme alento para outros autores envolvidos com a literatura negra, demais desconhecida. Conhecer e divulgar autores desse ‘coletivo negro literário’ vai trazer muitas surpresas”, diz Camargo.

Militante desde 1955 no movimento negro brasileiro, quando tinha 19 anos, o escritor faz uma literatura do negro urbano, “de gente jovem preta que procura simplesmente ser, mas nem sempre se consegue ser ou sentir que é”.

Leia mais em Folha de S.Paulo

Contate-nos

Plataforma Studio

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!