Início » Brexit: Apenas 39% das exportações portuguesas ficarão isentas de taxas

Brexit: Apenas 39% das exportações portuguesas ficarão isentas de taxas

Sem acordo comercial, as vendas de Portugal ao mercado britânico serão sujeitas à nova pauta aduaneira já publicada pelo Reino Unido.

Apenas 39% das exportações nacionais ficarão isentas de direitos aduaneiros à entrada no mercado britânico, avançou Sara Santos, da Direção-Geral das Atividades Económicas, do Ministério da Economia, reportando-se à nova pauta aduaneira, a UK Global Tariff, que se aplicará a partir de 1 de janeiro de 2021, caso não seja concluído a tempo um acordo de comércio livre entre a União Europeia e o Reino Unido.

A lista dos bens portugueses que ficam livres de taxas inclui medicamentos, químicos, madeiras e cortiça, plásticos, papel e pasta de papel, produtos de alumínio, ferro, aço e suas obras, bem como máquinas e aparelhos. As restantes 61% das exportações estarão sujeitas a direitos aduaneiros.

Leia mais em Diário de Notícias