Na Grande Depressão, no início do século XX, Portugal colapsou 9,7%. Bruxelas diz que neste ano a economia vai afundar 9,8% ou mais, voltando a divergir da média europeia.
recessão deste ano em Portugal vai ser mais violenta do que a Grande Depressão de 1928, segundo as novas projeções ontem avançadas pela Comissão Europeia (CE) tendo em conta os efeitos da pandemia de covid-19.
Para Bruxelas, a economia portuguesa vai afundar 9,8% neste ano (ou mais, já que os riscos são excecionalmente negativos e incertos), valor que supera a contração de 9,7% que consta nas séries históricas publicadas pelo Banco de Portugal (“New estimates for Portugal’s GDP: 1910-1958”).
Soube-se ontem que Portugal sofreu a maior revisão em baixa da Europa para a variação anual do produto interno bruto (PIB) – no caso em apreço, a maior revisão em alta da recessão prevista para 2020 – o que faz que a economia volte a divergir de forma significativa em relação à média europeia, mostra a Comissão Europeia, que atualizou projeções para as 27 economias da União.
Depois de quatro anos de convergência real, algo que foi bastante celebrado pelo atual Governo, a economia caiu por terra e vai divergir da média europeia durante pelo menos dois anos.
Leia mais em Diário de Notícias