Portugal: DGS garante "rigor e transparência" nos relatórios diários de Covid-19 - Plataforma Media

Portugal: DGS garante “rigor e transparência” nos relatórios diários de Covid-19

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu este sábado um comunicado, no qual garante que os dados que tem fornecido diariamente relativos ao impacto da pandemia de covid-19 são “pautado por uma relação de rigor e transparência”.

Esta posição surge numa altura em que têm surgido várias notícias que apontam no sentido de que os números que têm sido apresentados pela DGS não correspondem à totalidade dos casos positivos de covid-19 em Portugal.

No seu comunicado, a DGS esclarece que o sistema nacional de vigilância epidemiológica (SINAVE) “depende da notificação atempada pelos médicos e laboratórios que identificam os casos em todo o território nacional”, pelo que são essas que são “analisadas diariamente para garantir a validade dos dados de modo a suportar as intervenções em Saúde Pública”.

Portugal registou este sábado mais 413 casos por coronavírus e mais sete mortes nas últimas 24 horas. Ao todo, desde o início do surto, o nosso país teve já 43 560 pessoas infetadas e 1605 vítimas mortais devido à covid-19.

Leia mais em Diário de Notícias

Artigos relacionados
PortugalSociedade

Covid-19: mais 131 casos e seis mortos em Portugal

PortugalSociedade

Incêndio no Gerês combatido a pé e com ferramentas manuais

PortugalSociedade

Portugal retoma processamento de vistos nacionais

PortugalSociedade

Rui Pinto vai aguardar julgamento em liberdade

Assine nossa Newsletter