Linha de Apoio à Tradução e Edição de obras em português

Lançamento da Linha de Apoio à Tradução e Edição de obras em português

A Linha de Apoio à Tradução e Edição (LATE) resulta do Protocolo de colaboração celebrado entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I. P. e a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB). Este estabelecerá os princípios da parceria para a promoção de objetivos comuns de internacionalização da literatura em língua portuguesa.

A Linha promoverá a tradução e edição de obras em português, por autores lusos e dos países africanos de língua portuguesa e de Timor. Esta promoção será feita através de apoios financeiros e de bolsas.

Este instrumento destina-se a editoras estrangeiras e nacionais que apresentem candidaturas para a publicação de obras destinadas aos mercados e públicos no estrangeiro. Cada editor, contudo, poderá submeter mais do que uma candidatura. Contudo, além de propostas editoriais de iniciativa das editoras, a LATE contempla ainda uma modalidade de apoio à tradução e edição de Obras referenciais da Literatura Portuguesa.

Constituem objetivos da LATE estimular o conhecimento e a divulgação internacional do património bibliográfico em língua portuguesa e dos seus autores, proporcionar um conjunto de recursos e de acervos para Bibliotecas portuguesas ou internacionais, Cátedras, Centros de Língua Portuguesa, Centros Culturais ou Universidades, em particular aqueles que tenham Protocolos de Colaboração com o Camões I.P.

Visa ainda garantir a representatividade de autores e obras da literatura em língua portuguesa nos mercados editoriais internacionais e articular a difusão de autores e obras da literatura em língua portuguesa com as ações no âmbito da participação em feiras internacionais do livro, festivais literários e outros eventos internacionais.

São destinatários diretos do apoio as Editoras nacionais e estrangeiras. Contudo, terão de apresentar candidaturas para a publicação, quer em formato impresso, quer em formato digital, de obras que se integrem no âmbito da LATE.

O período para apresentação de candidaturas, com início a 2 de julho, prolonga-se até ao dia 17 de agosto. As mesmas terão de ser validadas através do preenchimento do formulário e após a receção de uma mensagem eletrónica de confirmação.

Artigos relacionados
CulturaLusofonia

Freixo Festival de Literatura premeia escritores lusófonos

CulturaLusofonia

"Macau, caso de sucesso na promoção da língua e da cultura portuguesas"

CulturaLusofonia

Escritores à porta fechada

CulturaLusofonia

Olhando os jardins, empurrados pelo vento do progresso

Assine nossa Newsletter

Vale a pena ler...
Livros infantis de Macau procuram emancipação