Início » Sales Marques de saída dos Serviços de Saúde de Macau, volta a Portugal

Sales Marques de saída dos Serviços de Saúde de Macau, volta a Portugal

Tem sido um dos principais rostos dos Serviços de Saúde de Macau na luta contra a pandemia de Covid-19 que tem vindo a assolar o mundo desde o final do ano passado.

O PLATAFORMA sabe que o pediatra Jorge Sales Marques, quase a completar 61 anos, está de saída dos Serviços de Saúde de Macau (SSM) e do próprio território até final do ano, estando de volta a Portugal.

Contactado, o médico, diretor de Pediatria no Centro Hospitalar Conde de São Januário e presidente do Colégio de Pediatria da Academia Médica de Macau, declinou educadamente tecer quaisquer comentários sobre o assunto.

Jorge Sales Marques, acérrimo defensor do uso das máscaras e do distanciamento social como medidas essenciais na luta contra a pandemia de Covid-19, nasceu em Macau a 16 de julho de 1959. Licenciou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 1982. No seu percurso profissional, essencialmente feito em Portugal, passou pelo Instituto de Genética Médica Jacinto de Magalhães e pelo serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia.

Voltou a Macau em 2015 por motivos familiares conforme disse em diversas entrevistas que deu na altura. Com isso, o porta-voz dos Serviços de Saúde acabou por deixar o seu cunho na estrutura médica local, nomeadamente em temáticas como a genética e as doenças metabólicas, afirmou o próprio em entrevistas concedidas à Rádio Macau da TDM.

Chegou a ser presidente da Associação dos Médicos de Língua Portuguesa de Macau durante o triénio 2016-2018.

O PLATAFORMA contactou os SSM para obter um comentário sobre a saída do médico, mas até ao fecho desta edição não recebeu qualquer resposta.