Início » Tempos de pandemia nem sempre amigos do ambiente

Tempos de pandemia nem sempre amigos do ambiente

Redação com TSF

Um alerta deixado pela ambientalista Flávia Zurga Silva, da Fundação Oceano Azul, lembra como a falta de cuidado pode levar luvas e máscaras a forrar ruas e oceanos. 

Pela primeira vez em 50 anos, o Dia da Terra, celebrado sempre a 22 de abril, foi assinalado com o mundo em casa. Nesta data, os humanos habitualmente celebram o planeta onde vivem, com os holofotes voltados para as questões ambientais e da sustentabilidade. 

Apesar de haver alguns indicadores de melhoria ambiental por causa da pandemia, a verdade é que a Covid-19 trouxe outras formas de poluição, lembra Flávia Zurga Silva. “Temos visto alguns comportamentos que não demonstram que estamos a ser mais amigos do ambiente: o caso das luvas e das máscaras pelo chão provam o cuidado que não estamos a ter”, destaca. 

“Correm imagens pelo mundo desse tipo de resíduo nas ruas, nas praias, no oceano, o que é preocupante”, lamenta. 

Mas a pandemia pode ter tido um papel de desaceleração de hábitos prejudiciais ao ambiente. “Acredito que algumas das pessoas tenham adaptado alguns dos comportamentos e atitudes [amigos do ambiente], agora que estão em casa”, admite. 

A Fundação Oceano Azul desafiou dezenas de organizações a celebrarem o dia com iniciativas digitais. E 40 movimentos aderiram positivamente às atividades, para diferentes idades, como “concursos de desenhos para crianças, construção de uma história conjunta sobre o lixo marinho que afeta os oceanos, uma canção construída conjuntamente sobre a terra”. 

“Tivemos desafios, como o de partilharem fotografias e gestos que têm diariamente e que contribuem para a sustentabilidade”, exemplificou ainda a representante da Fundação Oceano Azul. Para acompanhar a edição 2020 do dia Mundial da Terra bastou seguir nas redes sociais a hastag #EarthDayEmCasa. 

Também Greta Thunberg marcou a efeméride com a publicação de um vídeo evocativo às alterações climáticas na Terra. Durante o confinamento, as emissões de gases de efeito de estufa sofreram reduções, mas a ativista não abdicará da luta contra o aquecimento global.

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!