Atletas que já tiverem cumprido sanções por doping podem ir a Tóquio2020 - Plataforma Media

Atletas que já tiverem cumprido sanções por doping podem ir a Tóquio2020

“As sanções são cronológicas e não por eventos específicos”, justifica o organismo sedeado na Suíça, tendo como base a regulamentação da Agência Mundial Antidopagem (AMA).

Segundo o COI, a AMA, enquanto organismo internacional regulador da luta antidoping, “esclareceu que, segundo as regras atuais, as sanções por doping são cronológicas e não específicas para eventos”.

Para evitar este tipo de situações, o COI “já tentou, em várias ocasiões, introduzir regras que excluam os desportistas condenados por doping dos Jogos Olímpicos seguintes”, contudo, recorda o organismo, “isso nunca foi permitido pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAS)”.

Tóquio2020 iria decorrer de 24 de julho a 9 de agosto, contudo a pandemia da covid-19 obrigou ao adiamento, por um ano, com o evento a realizar-se agora de 23 de julho a 08 de agosto de 2021.

Entretanto, o COI e a Agência de Controlo Internacional (ITA) estão a trabalhar juntos para, mal terminem as restrições causadas pela pandemia da covid-19, aplicar um novo programa de controlos em provas anteriores aos Jogos.

Nesse sentido, estão a analisar “ao detalhe” que novas substâncias proibidas podem estar a ser utilizadas e procurar novos métodos para as detetar.

“O tempo extra que temos antes do início dos Jogos oferece uma oportunidade para testar e validar novos métodos de deteção. Além disso, as amostras recolhidas durante os testes pré-Jogos serão armazenadas durante 10 anos, para que, quando os métodos de rastreio forem melhorados, estas possam ser testadas novamente”, concluiu o COI.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 165 mil mortos e infetou quase 2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 537 mil doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Artigos relacionados
DesportoMundo

Tóquio2020: Adiamento para 2021 com custo acrescido de 1,6 mil ME

Desporto

Atletas da Olimpíada não farão isolamento de 14 dias, diz organização

DesportoMundo

Organização dos Jogos Olímpicos aliviada com vacina mas pronta a realizar evento sem ela

Desporto

Vencedor da maratona Londres2017 é suspenso por 4 anos

Assine nossa Newsletter