Início Sociedade Uma missa pascal diferente

Uma missa pascal diferente

No Largo da Sé algumas pessoas aguardavam a comunhão da missa anterior, dada em chinês. No lado de dentro do portão de ferro do Paço Episcopal, montado à pressa, está um confessionário. O padre Daniel Ribeiro espera pelos crentes que pretendem a remissão dos seus pecados.

O PLATAFORMA foi autorizado pelo Episcopado de Macau a fotografar a Missa de Páscoa em português. Entrámos na catedral, vazia.

Durante a missa, que durou cerca de 45 minutos, não estavam mais de 30 pessoas, todas elas essenciais à celebração. Um padre, cinco acólitos, um organista, um coro com cerca de 10 elementos, três leitores, dois operadores de câmara, três pessoas na régie da transmissão televisiva, outras duas na sacristia e três seguranças, além de nós. Seguiu o ritual, com todos os intervenientes sempre de máscara cirúrgica na face.

O novo normal apenas trouxe uma diferença à celebração: a eucaristia faz-se fora do decurso normal da celebração, já depois de finda a missa, no átrio da igreja, com a entrada das pessoas a fazer-se à vez, controlada por seguranças.

A fotorreportagem que agora está a visualizar mostra alguns dos momentos da celebração da Missa da Páscoa de 2020, durante a pandemia mundial de SARS-CoV-2.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!