Início Política Governo brasileiro ligará para 125 milhões de pessoas para identificar possíveis casos

Governo brasileiro ligará para 125 milhões de pessoas para identificar possíveis casos

O governo brasileiro anunciou nesta quarta-feira que criará uma central para realizar chamadas telefônicas aleatórias para 125 milhões de cidadãos, ou seja, 60% da população do país, visando monitorar e controlar seu estado de saúde e identificar possíveis casos do novo coronavírus.

“É como se fosse uma consulta, por meio de uma voz artificial, que vai fazer uma triagem. Vai fazer algumas perguntas para saber se pode te acompanhar. É um sistema de inteligência artificial que irá nos ajudar muito”, explicou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em entrevista à imprensa.

A chamada realizada do número 136, inicia-se com a mensagem: “Como você deve saber, as autoridades estão muito preocupadas com a epidemia do coronavírus. Queremos enfrentar essa situação junto com você. Para isso, precisamos que responda a algumas questões sobre sua saúde.”

No telefonema, serão perguntadas informações como o nome da pessoa, idade, onde mora, se faz parte de algum grupo de risco, se tem sintomas ou não da COVID-19 e com quantas pessoas tem contato direto.

Dependendo das respostas, o sistema eletrônico da Unidade de Resposta Auditiva (URA) dirá se a pessoa necessita buscar cuidado médico ou não.

Segundo Mandetta, com a iniciativa, será possível mapear as áreas de risco de transmissão do vírus e rastrear os passos dos casos positivos.

A ação também permitirá o monitoramento à distância das pessoas em isolamento domiciliar, e o acompanhamento do estado de saúde durante todo o período. Caso a pessoa apresente piora nos sintomas, será orientada por um profissional a procurar um posto de saúde ou um hospital de referência.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!