Saudações à General - Plataforma Media

Saudações à General

 O novo coronavírus alastrou-se por todo o mundo, e enquanto todos aguardam uma vacina, a general Chen Wei recebeu há dias atrás a vacina que tem estado a ser desenvolvida. A ela juntaram-se outros seis membros do Partido Comunista, naquele que é o primeiro teste em seres humanos. Sun Chunlan, vice-primeira-ministra chinesa, visitou Chen Wei e o grupo de investigadores na Academia Militar de Ciência Médica, expressando o respeito pelos membros da equipa: “Obrigado por se sujeitarem a este teste, por serem um pilar desta nação, inimigos desta doença. Com o vosso espírito corajoso, a China irá com certeza vencer esta luta”. Nestes tempos, da mais alta importância, a China pode contar com o Exército de Libertação. 

Chen Wei é Chefe de Defesa contra Armas Químicas e Biológicas, membro da Academia Chinesa de Engenharia, do grupo de peritos em infeção gripal e diretora do Instituto de Engenharia Biológica da Academia Militar de Ciência. Entrou para o Departamento de Engenharia Química na Universidade de Tsinghua, em 1988, e em 1991 iniciou o mestrado na mesma Universidade e na mesma área. Foi também nesse ano que entrou para a Academia Militar de Ciência Médica. Em 2002 conseguiu o cargo de professora, investigadora e coordenadora de estudantes de doutoramento. Durante a crise da SARS, em 2003, Chen Wei liderou também uma equipa de investigação de testes  in vitro contra aquele vírus, criando, a 28 de abril de 2003, uma vacina com resultados positivos em 14 mil funcionários médicos infetados. Durante o surto de Ébola, em África, em 2014, a general liderou uma equipa de investigação no continente para a criação de uma vacina contra esse vírus, tendo salvado a Serra Leoa. Recebeu nessa altura o apelido: “Exterminadora do Ébola”.

No passado 26 de janeiro, Chen Wei foi também chamada a Wuhan, onde no espaço de um mês desenvolveu uma vacina e deu início aos testes. Em resposta à afirmação de Donald Trump, segundo a qual os EUA desenvolverão a vacina no espaço de 12 semanas, Chen Wei prova que os investigadores chineses não ficam atrás dos norte-americanos.

David Chan 13.03.2020

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Related posts
Opinião

Liberalismo selvagem

Opinião

A Carne De Porco É Cara? Criemos Porcos!

Opinião

Pedido de Compensação Americano Terá Lugar Amanhã

Opinião

O caminho da montanha

Assine nossa Newsletter