Início » Projetos para promover o crescimento

Projetos para promover o crescimento

Projetos provinciais no valor de mais de 1 bilião de yuans (149,25 mil milhões de dólares) foram lançados esta semana, numa altura em que a China efetua esforços para estimular o crescimento, relatou a Shanghai Securities News no dia 23.

A maioria dos projetos estão relacionados com infraestruturas, sendo que a província de Sichuan no sudoeste da China irá introduzir nove projetos rodoviários no valor de 128,8 mil milhões de dólares.

A região autónoma da Mongólia Interior no norte do país revelou 366 projetos no valor de 739,6 mil milhões de yuans (111 mil milhões de dólares), incluindo infraestruturas, parques industriais e planeamento urbano.

Os projetos foram revelados numa altura em que a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR), o principal órgão de planeamento da China, incitou a aplicação de procedimentos de aprovação mais velozes e uma implementação vigorosa de projetos no âmbito do 13º Plano Quinquenal do país.

Nos primeiros oito meses, o investimento em infraestruturas da China aumentou 19,7 por cento em termos homólogos, ganhando 0,1 por cento relativamente ao período de janeiro-julho, de acordo com dados do Departamento Nacional de Estatística.

“O crescimento de 20 por cento no investimento em infraestruturas não é suficiente para estabilizar o crescimento. A percentagem tem de estar nos 22 ou 23 por cento”, afirmou Lian Ping, economista-chefe do Bank of Communications.

O crescimento do investimento em infraestruturas irá provavelmente acelerar no quarto trimestre com a implementação de projetos importantes, uma aprovação mais rápida por parte da CNDR e o desenrolar de projetos de parceria público-privada (PPP), referiu o economista.

A CNDR introduziu uma nova lista de projetos de PPP com um investimento total de 2,14 biliões de yuans (332 mil milhões de dólares) no dia 14 de setembro como parte dos seus esforços para promover o investimento numa altura de desaceleração económica.

A comissão aprovou projetos de infraestruturas no valor de mais de 1 bilião de yuans (149,25 mil milhões de dólares) nos primeiros oito meses, incluindo quase 285 mil milhões (47 mil milhões de dólares) em julho e agosto.

A economia da China cresceu 6,7 por cento no segundo trimestre do ano, o crescimento trimestral mais baixo desde a crise financeira global no princípio de 2009, mais esteve ainda dentro da meta de 6,5-7 por cento para 2016.

Uma série de dados divulgados este mês, desde a produção industrial até às vendas a retalho, mostraram uma recuperação da atividade económica em agosto, impulsionada pelos gastos governamentais em infraestruturas e pelas vendas de imóveis.

O investimento em infraestruturas é um motor essencial para a economia chinesa, contribuindo 29,4 por cento do crescimento total do investimento em 2015.

Editorial-China Daily

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!