Início Uncategorized KUOMITANG EMPOSSOU NOVO LÍDER

KUOMITANG EMPOSSOU NOVO LÍDER

Eric Chu, tomou posse na segunda-feira como líder do Kuomintang (KMT), o partido governante de Taiwan, substituindo o Presidente Ma Ying-jeou na condução dos destinos da formação política após a derrota das eleições locais de novembro do ano passado.

Eric Chu, escolhido em eleições internas do partido no sábado, tomou posse numa cerimónia em que participou Ma Ying-jeou.

O novo líder do partido recebeu no sábado as felicitações do Presidente chinês, Xi Jinping, e da presidente do Partido Democrático Progressista, Tsai Ing-wen, líder da oposição.

Eric Chu enfrenta uma crise de confiança popular do KMT que regressou ao poder em 2008 e abriu uma nova janela de diálogo e cooperação com a China continental e enfrenta nesta relação a ‘suspensão’ dos acordos comerciais aprovados em 2013 bem como o apoio de Ma Ying-jeou ao movimento democrático de Hong Kong.

Por outro lado, Eric Chu enfrenta ainda um crescente movimento social a favor de uma democracia mais participativa e com menos dependência da China, além das exigências da oposição da reforma constitucional e de maior transparência na adoção de políticas e negociações, especialmente com Pequim.

Dentro do partido, o novo dirigente deverá apaziguar as lutas internas e resolver o confronto entre a cúpula dirigente do KMT e o atual presidente do Parlamento, Wang Jin-pyng, veterano dirigente taiwanês do Kuomintang.