EDP VENDE 50% DA EDP ÁSIA À ACE - Plataforma Media

EDP VENDE 50% DA EDP ÁSIA À ACE

 

A EDP acordou com a ACE Asia, participada pela CWEI Hong Kong, da CTG, a venda de 50% da sua subsidiária EDP Ásia, Investimento e Consultoria, com um ganho de capital de 110 milhões para a elétrica portuguesa.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) na semana passada, a EDP adianta que “a EDP Ásia detém uma participação de 21,2% na Companhia de Electricidade de Macau – CEM, a empresa que atua como concessionária exclusiva nas atividades de transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica na Região Administrativa Especial de Macau desde 1985”.

A ACE Asia é participada pela CWEI Hong Kong Company, uma subsidiária integral da China Three Gorges (CTG), acionista de referência da elétrica portuguesa.

No ano passado, a CEM detinha 1.680 quilómetros de redes de eletricidade, 472 MegaWatts (MW) de capacidade instalada e 4,4 Terawatts/hora (TWh) de energia elétrica comercializada.

“As partes valorizaram a participação de 50% da EDP Ásia em 94 milhões de euros e a transação deve resultar num ganho de capital para a EDP estimado em aproximadamente 110 milhões de euros em 2014, incluindo a reavaliação de 50% de participação da EDP na EDP Ásia”, adianta a empresa.

“Esta transacção, acordada no contexto da parceria estratégica estabelecida com a CTG, em dezembro de 2011 e que entrou em vigor em maio de 2012, comprova o progresso da execução da Parceria Estratégica, uma vez que este investimento será considerado para efeitos do cumprimento do total de investimento de dois mil milhões de euros acordados com a CTG”, concluiu a EDP – Energias de Portugal.

 

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Assine nossa Newsletter