Início Opinião Carlos Serradas – ENERGIA SOLAR E AMBIENTE: VANTAGENS COMPARATIVAS DA TECNOLOGIA CPV

Carlos Serradas – ENERGIA SOLAR E AMBIENTE: VANTAGENS COMPARATIVAS DA TECNOLOGIA CPV

 

A evolução e o desenvolvimento dos povos tem levado a um aumento significativo dos consumos energéticos mundiais, pelo que é hoje imperativo controlar e até reduzir as emissões prejudiciais ao meio ambiente. No contexto actual, a concretização do equilíbrio entre a necessidade de aumentar a energia disponível para consumo humano sem penalizar o ambiente é um objectivo bastante complexo. Neste contexto, as energias renováveis desempenham um papel fundamental, pois permitem a produção de energia, nas suas várias formas, com moderados custos ambientais e utilizando fontes inesgotáveis largamente distribuídas por todo o globo.

Tendo em conta a energia existente nos elementos terrestres, nomeadamente no vento, sol e água, mas não só, a energia renovável apresenta um potencial enorme. Concretamente, se se considerar apenas a energia presente na radiação solar que incide na superfície terrestre, esta (energia) tem um potencial que poderia cobrir com facilidade todas as necessidades energéticas mundiais. O facto da radiação solar conter um potencial energético altíssimo, levou à exploração e rápido desenvolvimento do potencial de várias tecnologias de conversão desta radiação solar. Entre as opções tecnológicas para a utilização da energia solar destacam-se o filme fino, películas finas e maleáveis que permitem a produção de electricidade, os módulos cristalinos fotovoltaicos (PV), a alternativa mais explorada actualmente, e as tecnologias de concentração solar, nomeadamente a concentração fotovoltaica (CPV), entre outras. Concretamente, a tecnologia CPV apresenta um potencial de desenvolvimento especialmente grande pela alta eficiência na transformação da radiação em electricidade. Essas características fazem com que já hoje a CPV seja muito competitiva face a outras formas de produção renovável, especialmente em climas com radiação solar directa elevada (céu limpo e azul).

Esta tecnologia de concentração solar (CPV) é também adaptável a outras utilizações, designadamente, na electrificação de zonas remotas. De facto, muitas zonas do globo não são ainda electrificadas, pelo que, por vezes, a utilização de energia solar produzida no local é uma alternativa muito eficiente para a electrificação de zonas pouco acessíveis, por dispensarem os altos custos com o transporte e distribuição de energia eléctrica.

Adicionalmente, a tecnologia de concentração solar, que permite atingir temperaturas superiores a 2000 C, é especialmente adaptável para produzir solar fuel, ou seja, a armazenagem eficiente de hidrogénio e, por sua vez, a energia disponível quando necessária, energy-on-demand, e para a dessalinização da água do mar, em que a utilização da energia solar é das formas mais eficientes para esta transformação. Sendo a água doce um bem escasso em muitas áreas do globo, a tecnológica Magpower, que mantém uma parceria nesta esfera com o grupo de Macau CESL Asia,  está a desenvolver kits quer para a produção de solar fuel quer para dessalinizar água, transformando eficientemente água salgada em água doce.

A energia renovável é já hoje incontornável no mix energético dos países desenvolvidos e em desenvolvimento, perspectivando-se, aliás, que a sua presença seja cada vez mais significativa. Nomeadamente, a energia solar que, pelas suas características, tende a desempenhar um papel crescente nas sociedades hodiernas.

*No sentido de desenvolver as suas capacidades nas áreas das novas energias, a CESL Asia estabeleceu em 2012 uma parceria com uma tecnológica portuguesa que fabrica módulos solares CPV, que visa, numa primeira fase, construir e operar centrais CPV em Portugal, e, numa segunda fase, aprofundando a cooperação com a tecnológica portuguesa, estabelecer uma unidade de R&D e industrialização em Macau, no quadro de uma parcerias mais alargada com a Magpower.

Com esta parceria, a CESL Asia pretende participar na transformação do mercado de opções energéticas, actuando de forma pró-activa na sustentabilidade e eficiência do crescimento e acrescentando valor aos serviços da empresa.

 

 

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!