Início » ANGOLA: PIB CRESCE, RIQUEZA PER CAPITA DESCE

ANGOLA: PIB CRESCE, RIQUEZA PER CAPITA DESCE

 

O Produto Interno Bruto (PIB) angolano deverá crescer em 2015 para 133,7 mil milhões de dólares, segundo prevê o Orçamento Geral do Estado, mas a recente contagem da população fará cair o valor da riqueza ‘per capita’.

Em causa estão cálculos com base nos dados que constam do Orçamento Geral do Estado (OGE) de Angola para 2015, na última semana aprovado na generalidade na Assembleia Nacional, prevendo um défice orçamental de 7,6% do PIB no próximo ano e um crescimento de 9,7% da economia nacional.

No relatório de fundamentação do documento, o Executivo prevê que o PIB nacional – toda a riqueza produzida no país – atinja este ano os 12.713 biliões de kwanzas (120,7 mil milhões de dólares).

Tendo em conta que o orçamento deste ano foi preparado com uma estimativa de população pouco abaixo dos 20 milhões de habitantes, esta previsão fixa o PIB ‘per capita’ – ou seja por habitante – angolano em cerca de 6.100 dólares  em 2014.

O PIB ‘per capita’ é normalmente utilizado internacionalmente para aferir a qualidade de vida de um Estado, apesar das discrepâncias em países de maior dimensão populacional.

No OGE de 2015, o Governo angolano prevê que o PIB nacional ascenda a 13.480 biliões de kwanzas (133,7 mil milhões de dólares), impulsionado pela economia não-petrolífera (crescimento homólogo de 9,2%).

Contudo, a cumprir-se esta estimativa, o valor do PIB nacional já terá de ser dividido por 24,3 milhões de habitantes, conforme resultados do primeiro recenseamento da população, realizado em maio deste ano, conhecidos a 15 de outubro.

 

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!