PEDIDOS DE AJUDA À CÁRITAS POR TELEFONE CRESCEM 13.5% - Plataforma Media

PEDIDOS DE AJUDA À CÁRITAS POR TELEFONE CRESCEM 13.5%

O número de pessoas que recorreu à Cáritas através da linha telefónica “Esperança de Vida” aumentou 13.5% em 2013, face ao ano anterior. Em entrevista ao Plataforma Macau, o secretário-geral da Cáritas, Paul Pun, explica que “as chamadas partem sobretudo de idosos, doentes mentais e famílias monoparentais”.

Entre 2012 e 2013, os apoios financeiros cedidos à instituição aumentaram 20 %. As despesas, porém, também cresceram 20%. O valor da ajuda financeira totalizou 1.9 mil milhões em 2013, quando no ano anterior era de 1.5 mil milhões.

“O serviço de apoio a idosos ao domicílio entrou em funcionamento no ano passado e, por isso, precisamos de fundos adicionais. A despesa é maior do que anteriormente e o número de apoios financeiros e despesas anuais são praticamente semelhantes.” referiu ainda Paul Pun.

Os departamentos governamentais são as principais instituições de financiamento, mas grande parte do apoio à educação especial vem da Direção dos Serviços de Educação e Juventude. No entanto, as concessionárias de jogo também fazem doações anuais no valor de 1.5 milhões por ano.

“Precisamos de mais recursos para a formação de voluntários e trabalho em comunidade. Angariamos fundos anualmente, ainda assim não temos dinheiro”

A Cáritas Macau foi criada em 1951. Os principais destinatários são idosos, crianças, pessoas com deficiências, doentes mentais, crónicos, famílias monoparentais, agregados familiares em situação económica desfavorável e trabalhadores estrangeiros.

Laura Lao

Este artigo está disponível em: 繁體中文